Spa-08

No ar, a edição número 16 da Rádio OnBoard!

Para debater a polêmico GP da Bélgica, Felipe Maciel e Ron Groo receberam a participação especial de Fábio Campos, do blog Grid GP.

Também tivemos a seção do Jogo Rápido e uma antecipação para o GP da Itália que vem logo na sequência do campeonato.

Eis a pauta:

-Polêmica da punição a Hamilton
-Declaração de um dos comissários
-Conversa da McLaren com a direção de prova
-Entrevista de Massa, retirada do site Tazio.
-Troca de pneus na última volta
-Desempenho de Kimi Raikkonen
-Quadro “Jogo Rápido”
-Destaque para alguns pilotos em Spa
-Expectativa para o duelo Ferrari x McLaren em Monza
-Retrospecto assustador de Massa na Itália

Clique aqui para ouvir.

O nosso email  é radioonboard@gmail.com. Estaremos de volta na próxima semana, comentando os acontecimento da etapa de Monza.

Uma resposta

  1. Acabei de ouvir o Podcast de vocês pela primeira vez e achei bem legal. Já indexei o RSS.

    Gostaria de deixar aqui o meu comentário sobre essa corrida:

    É óbvio que eu fiquei muito feliz a vitória do Massa graças a punição do Hamilton e a “c…da” do Raikkonen, mas eu senti que faltou algo.

    Eu digo isso porque acredito que seria possível a Ferrari entregar essa vitória para o Massa com uma estratégia mais inteligente. Alias, eu tenho a impressão que estratégia é algo que não existe mais na Ferrari.

    Acompanhe o meu raciocínio:

    A julgar pela diferença de desempenho das duas Ferraris no início do GP, eu acredito que o carro do Massa tinha umas 3 ou 4 voltas a mais de combustível que o do Raikkonen. O Hamilton parou na volta 11 e o Finlandês na volta seguinte. quando ambos voltaram no meio do “bolo” eu pensei comigo mesmo: Agora o Massa vai dar as 3 ou 4 voltas a mais, com a “pista limpa” e vai poder voltar na frente. A minha esperança durou pouco, pois o Massa parou na volta seguinte e colocou praticamente a mesma quantidade de combustível do Kimi. Assim, conclui que as duas Ferraris largaram iguais.

    A minha surpresa veio quando, na segunda parada, o Brasileiro parou 3 voltas depois que os outros dois! De onde surgiu esse combustível? Nessa parada, essas voltas extras não ajudaram muito, porque os lideres conseguiram abastecer e voltar com pista limpa. Será que ele não conseguia dar essas 3 voltas a mais na primeira parada? Seria muito mais útil!

    Mas, na minha opinião, esse não foi o maior erro.

    Faltando 6 voltas para o final, começou a cair gotas na pista, e faltando 4 (volta 40) a chuva realmente começou. Nesta hora, o Massa estava 6 segundos atrás do Hamilton, 33s a frente do Alonso e 43 a frente do Bourdais. Na volta 41, o cenário era o mesmo, porém a chuva estava aumentando. Pergunto: Porque a Ferrari não chamou o Massa para colocar pneus de chuva??? Na pior da hipóteses, ele iria perder uns 27 segundos na parada (só trocar pneus) e voltaria na mesma posição. Sem contar que todos sabiam que o Alonso também iria parar. Era “risco zero”!

    Faltando duas voltas para terminar a corrida, a chuva chegou e o tempo médio das voltas caiu de 1:50s para 2:26s.

    Mas como eu disse, não existe estratégia na Ferrari deste ano!

    Quem “arriscou” essa estratégia, foi Nick Heidfeld. Resultado: nas últimas duas voltas, enquanto todos rastejavam na pista, ele ultrapassou 5 carros e pulou de nono para terceiro. E falo mais uma coisa, se essa corrida tivesse mais uma volta, ele iria passar o Massa e o Hamilton porque a diferença era de 58s na volta 43, caiu para 23 na última .

    Bom, nos resta torcer para que as qualidades do Massa superem essa Ferrari sem estratégia.

Deixe um comentário

